AUDIÊNCIA PÚBLICA Governo do Estado traça panorama do Iper durante evento com ministro da Previdência Social

Durante audiência pública sobre Previdência Social realizada nesta sexta-feira, 1º de março, na ALE-RR (Assembleia Legislativa do Estado de Roraima), o secretário-chefe da Casa Civil, Flamarion Portela, apresentou o panorama sobre a situação do Iper (Instituto de Previdência do Estado de Roraima).

A audiência, intitulada “Previdência Social: humanizada, eficiente e inclusiva”, teve a participação do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e de diversos representantes de movimentos sociais e sindicatos, além dos deputados e outras autoridades.

O secretário da Casa Civil foi ao evento representando o governador de Roraima, Antonio Denarium, e destacou o compromisso do chefe do Executivo estadual, que logo que assumiu a gestão, pagou débitos de gestões anteriores e mantém o repasse em dia das contribuições previdenciárias.

“Em 2019, quando assumiu o Governo, o patrimônio do Iper era de R$ 2,7 bilhões, e passados cinco anos, o valor saltou para R$ 5,8 bilhões. É um crescimento em cinco anos que demonstra o cuidado do governador em cuidar do futuro dos servidores,” afirmou Flamarion em discurso na Casa.

O secretário ainda fez menção às alíquotas de contribuição. Com as mudanças estabelecidas pela Reforma da Previdência, a alíquota patronal de passou de 14% para 14,5%. O desconto previdenciário para os servidores estaduais é feito de forma escalonada e de acordo com o valor do rendimento.

Outro avanço apontado foi a unificação do calendário de pagamento dos servidores da ativa e inativa. “Com a determinação do governador Denarium, todo o funcionalismo recebe no mesmo dia, sem distinção de classes”, disse o secretário.

Estiveram presentes na audiência pública a presidente do Iper, Cinara Machado, acompanhada dos diretores de Previdência, Marlison Lobato, de Arrecadação e Investimentos, Wemerson Batista, e de Previdência Militar, coronel Doriedson Ribeiro.

“Tivemos a oportunidade de apresentar para o ministro da Previdência, autoridades e população o panorama do Iper, que é fruto de um trabalho em conjunto feito com muita responsabilidade e transparência”, ressaltou a presidente do Iper, Cinara Machado.

 

Compartilhe nas redes sociais