APOSENTADORIA GARANTIDA Roraima ocupa o 7º maior saldo de previdências estaduais do Brasil

Quando o assunto é valorização do servidor público, o Governo de Roraima faz questão de honrar com o pagamento em dia dos profissionais que fazem parte da administração estadual. E nesse sentido, os servidores aposentados e pensionistas também têm atenção especial.

Nesta quinta-feira,18, por meio do Iper (Instituto de Previdência do Estado de Roraima), o Governo alcançou mais uma conquista. Roraima registra o aumento no saldo na previdência de R$ 2,6 bilhões registrados em 2018 para R$ 5,8 bilhões atualmente.

O valor atual é suficiente para garantir a aposentadoria de todos os servidores a longo prazo, ocupando o sétimo maior saldo dos regimes próprios de previdência do Brasil.

O saldo positivo é demonstrado anualmente ao chefe do Executivo, por meio do DRAA (Demonstrativo de Resultado de Avaliação Atuarial), ferramenta importante que apresenta o diagnóstico dos recursos previdenciários disponíveis em caixa para o pagamento deste público.

O DRAA foi assinado nesta quinta-feira pelo governador Antonio Denarium, acompanhado da presidente em exercício do Iper, Adriana Siqueira de Mello Padilha, que é vice-presidente do órgão. Também esteve presente o presidente do Conselho Estadual de Previdência, Leandro Barbosa de Almeida.

“Com a assinatura do DRAA, o Estado de Roraima confirma a garantia de que tem condições de pagar os servidores da ativa e da inativa. E ter esse resultado é muito bom pois é esse saldo que vai garantir o pagamento da aposentadoria dos nossos servidores estaduais por mais de 50 anos. É o governo trabalhando, valorizando e protegendo os nossos servidores”, declarou o governador Antonio Denarium.

Conforme a presidente do Iper em exercício, Adriana Siqueira, a avaliação atuarial é um procedimento feito todos os anos, em que se coleta todos os cadastros de servidores efetivos de carreira, e é feito o cálculo demonstrativo do recurso que o Estado de Roraima, por meio do instituto, dispõe para pagar a aposentadoria e pensões a longo prazo.

“Hoje o Iper tem um superávit atuarial no ano, com previsão financeira positiva para quitação dos compromissos a longo prazo. Ou seja, há orçamento suficiente para pagar em dia aposentados e pensionistas”, complementou.

O diretor de Previdência do Iper, Marlisson Cajado dos Santos Lobato, ressaltou que a avaliação atuarial proporciona o diagnóstico necessário com informações sobre nível de recursos disponíveis, o tempo pelo qual estes recursos poderão ser utilizados.

Com isso, o Iper mostra que as folhas de pagamento de aposentados e pensionistas continuarão a ser pagas em dia, sem comprometer as receitas do Tesouro Estadual, que são investidas em saúde, segurança e educação.

“Estes recursos estão sendo aplicados e com uma ótima rentabilidade. Isso garante o pagamento de aposentadorias e pensões dos servidores estaduais no longo prazo”, disse.

Ainda conforme o diretor, as contribuições previdenciárias estão sendo pagas regularmente e o Governo já quitou quase 200 milhões de reais de gestões anteriores.

Texto:

Lidiane Oliveira

SECOM/RR

Compartilhe nas redes sociais